Caixa de direção da moto é nova e deu folga? Saiba o porque e como arrumar

Uma orientação para quem precisa saber mais sobre troca da caixa de direção das motos.

Muitos mecânicos trocam a caixa de direção da moto e dizem para você voltar depois de algumas semanas para dar o reaperto, um ajuste na caixa. Eu vi muitos mecânicos que falam isso. isso não existe, não tem reajuste nem reaperto de caixa de direção, uma caixa de direção nova colocada da maneira correta bem instalada não dá folga. Moto zero km não da folga na caixa de direção. Você compra a moto e eles não dizem para ir lá reapertar a caixa de direção.

Algumas montadoras colocam no manual a verificação da caixa de direção a cada 10.000 km, devido as vias em que as motocicletas circulam no país.

Mecânico que diz que precisa reapertar a caixa de direção depois de alguns dias após a troca da caixa é porque colocou com ferramentas de "gambiarra", marreta e taihadeira, chave de fenda entre outras ferramentas.

caixa de direção de moto - Caixa de direção da moto é nova e deu folga? Saiba o porque e como arrumar

No meu caso, comprei minha CB 300 com um calo na caixa de direção, levei até a oficina para substituir, após a troca o mecânico até então não disse nada para voltar e reapertar a caixa, após 7 dias andando apresentou uma folga incrível, levei novamente na oficina e após o tal reaperto, e sabendo da situação de como é a troca perguntei ao mecânico se iria folgar novamente, ele me disse assim:

- Agora não vai dar mais folga não, a caixa já "assentou". 

Eu ri, virei as costas e fui embora, não existe a caixa assentar, não é bloco, tijolo nem nada.. o que acontece é que a caixa é colocada de forma errada e ela chega ao ponto andando com a moto, com o peso do piloto, com as trepidações os impactos do dia a dia, ai claro ela dá a folga pois ai sim ela está no ponto, no lugar certo.

Isso é um grande problema pois quando a caixa é colocada errada e apresenta folga corre o risco de danificar a caixa, causando uma "calosidade", e quando é reapertada deixa a direção pesada, dura, e quando você pilota a moto dá a sensação de mão formigada, difícil de fazer as curvas e também perigosa de dirigir a moto pela questão da agilidade nas curvas.

Quando você substituir a caixa de direção por uma nova, andar por alguns dias e apresentar folga volte imediatamente na oficina para o tal reaperto, mais fique atento que depois de apertá-la ela pode não ficar mais a mesma, pois muito provável que a os rolamentos cônicos sofreram arranhões com a folga.

Leve sempre em oficinas especializadas e que tenha boas ferramentas, as vezes oficinas de fundo de quintal você acaba gastando o dobro e tendo muita dor de cabeça.

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: