O que é Crossfit – Como Começar

É um treinamento de força e condicionamento físico geral que proporciona uma ampla adaptação fisiológica, possível para qualquer tipo de pessoa, independente da idade ou nível de aptidão física.

O CrossFit também é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Marines), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo, assim como por mães, avós, crianças e até mesmo pessoas com necessidades especiais.

crossfit oque é como comecar - O que é Crossfit - Como Começar

Nosso programa de treinamento consiste em desenvolver e aperfeiçoar as capacidades físicas de resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potencia, velocidade, coordenação motora, agilidade, equilíbrio e precisão, através de movimentos funcionais, constantemente variados, realizados em alta intensidade, que proporciona ótimos resultados num curto período de tempo.

Os exercícios funcionais possuem um alto padrão de recrutamento motor, são multiarticulares e trabalha o corpo todo a todo o momento. São movimentos naturais e seguros, como correr, saltar, agachar, puxar, empurrar, levantar, etc. e, o mais importante, possuem a capacidade de mover altas cargas por longa distancia e de forma rápida.

“Constantemente variados”, nós treinamos para sermos o melhor possível nos mais variados tipos de proezas físicas ao invés de irmos ao extremo em apenas uma ou duas aptidões físicas como força ou resistência. Nossos atletas são treinados para pedalar, correr, nadar e remar em curta, média ou longa distância garantindo terem capacidade de trabalhar com um ótimo rendimento dentro de cada uma das três principais fontes metabólicas. No CrossFit você vai fazer cada dia um treino diferente. Nossos treinos (WOD) combinam elementos de 3 modalidades:

  • Ginástica: Movimentos que utilizam apenas o peso do corpo como, por exemplo, Barras, Muscle-Ups, Flexões de Braço, Burpees, Dips, Paradas de Mão, etc.
  • - Levantamento de Peso: Movimentos que utilizam algum tipo de carga externa, seja ela uma barra olímpica, medicine ball, kettlebell, anilhas, sacos de areia, etc.
  • - Cíclicos: Atividades que tem como fim primário trabalhar a capacidade cardiorrespiratório como correr, remas, pedalar, pular corda, nadar, etc.

A alta intensidade é a relação entre a execução rápida dos exercícios pela maior distancia no menor tempo possível, ou seja, quanto mais rápido realizar um exercício com determinada distancia, no menor tempo possível, maior será a potencia o exercício, o que levara conseqüentemente a uma maior adaptação neuroendócrina.

 

Com isso nosso treinamento se diferencia por seu foco na maximização da resposta neuroendócrina, através de um treinamento constante com a prática de movimentos funcionais, desenvolvendo potência, misturando diversas modalidades e juntando ainda estratégias de dieta de sucesso.

O resultado final desse treinamento é justamente estarmos acima da média quando o assunto é condicionamento físico e conseqüentemente acima da média em saúde e qualidade de vida. Para nós isso pode ser medido quando você vai bater bola com os amigos, andar de bicicleta, carregar as compras do supermercado ou pegar seu filho no colo. Nossos atletas conseguem fazer mais exercícios, de uma maneira eficiente e por mais tempo que a média, ou seja, eles vivem suas vidas de uma maneira melhor.

A grande vantagem é que o programa de treinamento da CrossFit proporciona uma adaptação universal para qualquer tipo de pessoa, independente da sua idade, condicionamento ou experiência. Nós temos usado o mesmo tipo de treinamento para idosos com problemas de coração e para lutadores profissionais. Nós adaptamos a carga e intensidade, mas não mudamos o programa.

Referências:

CrossFit Brasil –  http://www.crossfitbrasil.com.br/blog/o-que-e-crossfit/

Revista Crossfitter –  http://www.revistacrossfitter.com.br/#!magazines/galleryPage

Como Começar

CROSSFIT é para todas as pessoas, independentemente do nível de condicionamento físico, idade, sexo e experiência.

Para ingressar em nossos treinos regulares primeiro você precisa se familiarizar com o nosso treinamento e aprender alguns movimentos e técnicas fundamentais para o seu desempenho. Com isso você deve passar por um dia de testes e avaliação com uma apresentação do conteúdo das academias.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: