O que é lúpulo?

Praticamente todo bebedor de cerveja seja ele socialmente ou não sabe que a cerveja é composta por malte, lúpulo, águe e cevada, além de outras misturas. mas, praticamente todos não sabem dizer o que é cada um desses itens, inclusive o Lúpulo. Afinal, o que é lúpulo?

O lúpulo é uma flor de uma planta trepadeira com nome científico de Humulus lupulus, em termos botânicos pertence a ordem das canabináceas.

Portanto, é parente da Cannabis sativa, mas infelizmente rsrs ou felizmente ela não proporciona o “barato” da sua prima famosa, o lúpulo não tem os mesmos efeitos do chá rsrs.

Na composição da cerveja o lúpulo exerce papel essencial por conferir o amargor e o aroma a muitas cervejas. A forma de utilização do lúpulo no processo produtivo varia de acordo com o estilo de cerveja fabricada, já que a quantidade e sua característica alteram o aroma e sabor do produto final.

O lúpulo é tradicionalmente usado, junto com o malte (grão maltado), a água e a levedura, na fabricação da cerveja. No calor do cozimento da mistura, o lúpulo libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico.

Lembrando que a quantidade do lúpulo conforme dito acima varia de acordo o tipo de cerveja que esta sendo produzida, pilsen, puro malte, larger etc.

 

LUPULO - O que é lúpulo?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: